Postagem em destaque

VITÓRIA POR 1X0 E AVANÇO NA COPA DO BRASIL

quinta-feira, 15 de abril de 2010

João Paulo


João Paulo
Ponta-esquerda
 
Herdeiro de uma posição já ocupada por ídolos como Tite, Pepe, Abel e Edu, o ponta-esquerda João Paulo foi um dos principais personagens da geração conhecida como Meninos da Vila, revelada no final da década de 70. O ex-atleta atualmente ministra aulas de futebol em projetos sociais da prefeitura de São Paulo.
João Paulo nasceu em São João de Miriti (RJ), em 15 de junho de 1957. Começou a jogar futebol aos 13 anos, nas categorias de base do Pavunense. Transferiu-se para o São Cristóvão (que na época disputava a categoria principal do campeonato carioca), onde jogou no infantil, juvenil e profissional.
Uma curiosidade é que o ex-ponta-esquerda é amigo de infância e de equipe de outro ícone dos Meninos da Vila: Juary. Eles começaram a jogar juntos ainda no Pavunense, se reencontraram anos depois e se consagraram no time da Vila Belmiro.
O Papinha da Vila, como ficou conhecido, foi incorporado ao elenco do Santos FC em 1977. Ao lado de Nilton Batata, Pita, Aílton Lira, entre outros, foi componente da geração de garotos que encantou a torcida após o fim da Era Pelé. Sob o comando do técnico Chico Formiga, o time conquistou o Campeonato Paulista de 1978.
João Paulo lembra que a boa performance da equipe já podia ser constatada no ano de sua chegada à Vila Belmiro. “Houve jogos marcantes no Campeonato Brasileiro de 77. Empatamos com o Santa Cruz, que mantinha um longo período de invencibilidade, e derrotamos o Internacional de Falcão. Notava-se que aquela geração seria vitoriosa”.
Em 1983, Papinha deixou o Santos FC e teve passagens pelo Flamengo, Corinthians, Palmeiras, entre outras equipes brasileiras, e pelo futebol japonês. No início da década de 90 voltou a defender a camisa do Peixe, onde encerrou a carreira.
Em 1992, montou uma escola de futebol, no bairro da Ponta da Praia, em Santos. Três anos depois, João Paulo foi treinador das divisões de base do Alvinegro Praiano. Em 1997, foi convidado a integrar programas sociais da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo, por meio da cooperativa Craques de Sempre, da qual também faz parte o ídolo Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário