Postagem em destaque

VITÓRIA POR 1X0 E AVANÇO NA COPA DO BRASIL

terça-feira, 13 de abril de 2010

Nilton Batata

Por onde anda Nilton Batata, um dos meninos da vila campeões paulistas 1978 e que fizeram sucesso tanto na beleza como quanto jogador.


 O Nilton Batata  que você está carinhosamente se referindo, chama-se Nilton Pinheiro da Silva, é paranaense de Londrina e nasceu em 05 de novembro de 1954. Portanto, está hoje prestes a completar 56 anos.

Batata era um jogador driblador, rápido, elétrico e muito ágil. Pertenceu aquela famosa equipe santista que se consagrou pela pouca idade e muito futebol. Fez parte da equipe apelidada de “Meninos da Vila”.

Começou sua carreira no próprio Santos em 1977 e ficou por lá até meados de 80, quando se transferiu para o futebol mexicano, onde jogou até 83. De volta ao Brasil, Nilton Batata foi jogar no Atlético Paranaense no ano de 1984. Ele também chegou a ser convocado algumas vezes para jogar na Seleção Brasileira, mas não conseguiu se dar bem, apesar de nunca ter comprometido.

Nilton Batata foi convocado cinco vezes no período de maio à agosto de 1979, para vestir a camisa da seleção canarinho. Obteve 4 vitórias e apenas uma derrota e marcou três gols. Jogou e venceu as seleções do Paraguai por 6 a 0, Uruguai 5 a 1 e Bolivia por 2 a 0 na Cópa América. Ajax da Holanda por 5 a 0 em jogo realizado no Brasil. A única derrota aconteceu em 26 de julho de 79, quando o Brasil conseguiu ser derrotado pela Bolivia por 2 a 1 em La Paz.

Em 1985 foi para os Estados Unidos jogar em Fort Landerdale no time de mesmo nome. Gostou tanto da terra do Tio San que resolveu fixar moradia. Mudou-se para Illinois em Chicago e se tornou diretor do Chicago Stockers, local onde se encontra até os dias de hoje. No Brasil, Nilton Batata costuma vir de uma a duas vezes por ano, para trabalhar como olheiro, já que atua nas equipes de base do Stockers.

Como jogador conquistou um título. O de Campeão Paulista pelo Santos em 1978.



3 comentários:

  1. Vi o Batata jogar, ponta-direita daqueles de antigamente, de partir pra cima driblando quem aparecesse na frente, muito bom. A linha do Santos de 78-79 era boa demais, uma das melhores que vi até hoje: Clodoaldo, Ailton Lira, Pita, Batata, Juari e João Paulo. Classe e agressividade na medida certa. Pena que durou menos que as rosas. Corró se machucava muito e parou em 79. Juari foi vendido para o Mexico em 79. Batata o seguiu em 80 e Lira foi vendido em 80 também, para o São Paulo. Pita e João Pulo ficaram, mas não era mais a mesma coisa... Na vida o que é bom dura pouco, temmos que aproveitar!

    ResponderExcluir
  2. Tem uma errata, Nilton Batata começou a jogar futebol na base do Londrina Esporte Clube, o LEC na época apelidado de Caçula Gigante, o Tubarão do Paraná!

    ResponderExcluir
  3. Cheio de erros!
    1. Nilton Batata não começou no Santos. Ele começou no Athlético-PR em 1972.
    2. Nilton Batata não estreou no Santos em 1977. Ele estrou em 25 de novembro de 1976.
    3. Ele não ficou até meados de 80. Ele saiu exatamente em 1980, ou seja, no começo da década, não no meio.
    4. Não dá para dizer que Nilton Batata não se deu bem na Seleção Brasileira. Foram 5 jogos, 3 gols, 3 vitórias, 3 goleadas. Ele não foi mais convocado porque resolveu ir para o México onde, na época, o futebol não era acompanhado pela comissão técnica canarinha.
    5. O texto está ambíguo dando a entender que as goleadas por 6 a 0 sobre o Paraguai e 5 a 1 sobre o Uruguai foram na Copa América. Não foram, foram em amistosos. Já a vitória e a derrota ambas sobre a Bolívia foram na Copa América.

    ResponderExcluir