Postagem em destaque

VITÓRIA POR 1X0 E AVANÇO NA COPA DO BRASIL

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Mesmo com Neymar perdendo pênalti e contando com sufoco no fim, Peixe avança na competição continental

Não foi fácil como o torcedor queria, mas o Santos se classificou e deu prosseguimento à festa que continua desde domingo! Depois de vencer o Campeonato Paulista no último fim de semana, o Peixe manteve, nesta quarta-feira, o sonho do Tri na Copa Santander Libertadores ao empatar com o Once Caldas em 1 a 1, no Pacaembu.


Neymar fez o gol santista e Rentería marcou pela equipe colombiana. O empate coloca a equipe brasileira nas semifinais da competição sul-americana, já que, na partida de ida, o Peixe venceu Los Blancos por 1 a 0 na Colômbia.

Agora, a equipe do técnico Muricy Ramalho espera o vencedor de Cerro Porteño (PAR) e Jaguares (MEX), que jogam nesta quinta-feira. No primeiro duelo, os paraguaios arrancaram um empate em 1 a 1 no México. O 0 a 0 dá a vaga ao Cerro, que decide a classificação em casa.

No Pacaembu, o Peixe teve bons momentos, mas viu na boa marcação e na paciência do adversário as maiores dificuldades para sair com a vitória. Nos minutos finais, Neymar ainda perdeu pênalti e desperdiçou oportunidade de garantir uma classificação mais tranquila. Pelo contrário: foi no sufoco até o fim!

NEYMAR LÁ E CÁ

Ousado, o técnico do Once Caldas, Juan Carlos Osório, escalou sua equipe de forma agressiva, com três atacantes - Carlos Carbonero foi escalado na linha de frente, ao lado de Rentería e Dairo Moreno. Assim, o time colombiano chegou a São Paulo disposto a levar a vaga, e a calar um Pacaembu completamente lotado.

Só que a equipe visitante esqueceu de combinar com Neymar. A Joia começou a mostrar que estava em noite inspirada logo cedo. E aos 11 minutos, com um chute seco, abriu o placar: Neymar acompanhou boa jogada de Danilo, recebeu na entrada da área e, com estilo, marcou.

Mesmo com o gol, o Peixe não se impôs e deixou a equipe colombiana se reorganizar. Com o volante Cuero se mandando para o ataque, Los Blancos invadiam a área santista com facilidade.

Quando Alan Patrick sentiu a coxa direita e deixou o gramado, o Santos acusou o golpe e se perdeu em campo. Era, afinal, a segunda vez em quatro jogos que o principal organizador do Peixe se contundia em campo - antes, há duas semanas, Ganso fora substituído na primeira final do Campeonato Paulista. Sem um meia centralizador, Arouca e Danilo se revezaram no auxílio à Neymar e Elano. Mas era pouco.

Tarimbada, a equipe do Once Caldas acabou chegando ao empate porque não se importou com o primeiro gol do Peixe, e continuou atuando à espreita de uma oportunidade. E a oportunidade chegou aos 29. Arouca tabelou com Neymar na intermediária e perdeu a bola. A Joia, então, acompanhou a marcação e derrubou Rentería na ponta esquerda. Na cobrança da falta, a bola foi alçada à área, Mirabaje desviou e ele mesmo, Rentería, tocou para o fundo das redes de Rafael.

A partir daí, a apreensão tomou conta do Pacaembu e, a não ser por bons lances de Neymar, o Santos foi para o vestiário com a sensação de que ficou devendo na segunda metade do primeiro tempo.


MARCAÇÃO CERRADA

Depois de sofrer com "chacoalhão" de Muricy no intervalo, o Peixe voltou melhor em campo. Só que, nos primeiros minutos, a torcida santista sentiu falta de um atacante mais goleador. É que, por duas oportunidades, Zé Eduardo perdeu chance incrível dentro da área.

Rápido e incisivo, o Santos voltou a dominar a partida. Comandado por Neymar, a equipe da casa mostrava que o segundo gol amadurecia cada vez mais.

Mas, outra vez, o Once Caldas começou a, pacientemente, minar os pontos fortes santistas. O lateral-direito Palacios recebeu o reforço de Mejía na marcação da Joia santista, e o Peixe começou a ter problemas para chegar ao ataque através de seu melhor jogador.

Aos 22 minutos, uma cena curiosa: Zé Eduardo, que teve noite para se esquecer, sentiu a perna direita e pediu para ser substituído. A torcida comemorou quando o jogador saiu de campo, dando lugar à Keirrison.

Marcado de perto, Neymar viu na entrada de K9 uma oportunidade para mudar os planos e confundir a marcaçao colombiana. Em um dos lances, a Joia cortou para o meio, saiu de três (!) marcadores e viu Elano entrando na área livre. Mas o meia finalizou para fora.

Precisando de um gol para se classificar, o Once Caldas se lançou à frente e transformou os últimos 20 minutos de jogo em um pesadelo para os santistas. Por várias oportunidades, Los Blancos arrepiaram a torcida alvinegra no Pacaembu.

De novo, a solução imediata santista saiu dos pés de Neymar. A Joia pediu bola dentro da área, saiu de Mejía e foi derrubado por Nuñez. Pênalti! Mas, na cobrança, Neymar parou na defesa do goleiro Martínez.

Com a chance de ouro para aliviar a tensão no Pacaembu, o Santos foi valente até o minuto final e, com o empate, assegurou a classificação às semifinais da Copa Santander Libertadores. Com o resultado, o Peixe de certa forma se "vinga" do resultado da Libertadores de 2004, quando foi eliminado pelo mesmo Once Caldas na fase de quartas de final.

O Peixe agora tem o Campeonato Brasileiro pela frente, no sábado. A equipe encara o Internacional na Vila Belmiro, pela primeira rodada da competição.

FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1X1 ONCE CALDAS (COL)
Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 18/5/2011 - 22h
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Auxiliares: Francisco Mondria (CHI) e Juan Maturana (CHI)
Renda/público: R$ 1.347.235,00 / 33.385 pagantes
Cartões amarelos: Arouca, Rafael (SAN); Henríquez, Moreno (ONC)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Neymar, 11/1ºT (1-0); Rentería, 29'/1ºT (1-1)
SANTOS: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo (Alex Sandro 38'/2ºT); Adriano, Arouca, Elano e Alan Patrick (Pará 23'/1ºT); Neymar e Zé Eduardo (Keirrison 22'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.
ONCE CALDAS: Luis Martínez, Yedinson Palacios, Diego Amaya, Alexis Henríquez e Luis Núñez; Jefferson Cuero (John Pajoy 30'/2ºT), Alexánder Mejía, Matías Mirabaje (Hárrison Henao 19'/2ºT) e Carlos Carbonero; Dayro Moreno e Wason Rentería. Técnico: Juan Carlos Osorio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário